sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto de leitura: Meu primeiro beijo- Antônio Barreto

Texto “Meu primeiro beijo” - Antônio Barreto

9º ano

Justificativa: O mundo contemporâneo exige cidadãos leitores e críticos, por isso um projeto voltado à leitura visando a autonomia leitora dos alunos, o desenvolvimento interpretativo é de suma importância para formarmos leitores críticos e fluentes.
Objetivo: Partindo desse princípio o objetivo do trabalho é:
Despertar o gosto pela leitura, conhecer o gênero conto, compreender as especificidades do texto e estimular a participação de todos os alunos.
Promover a participação dos alunos com dificuldades visando um melhor desenvolvimento através da leitura.
Metodologia: O projeto inicia-se na primeira aula com a ativação de conhecimento de mundo através da imagem da escultura de Canova, Eros e Psiqué e de uma reflexão sobre a obra.  Após a leitura desta, o professor fará a antecipação de conhecimentos através de perguntas baseadas no título do conto “O primeiro beijo” de Antônio Barreto.
A leitura será iniciada na segunda aula, com uma breve explanação da biografia do autor. Dois alunos, um menino e uma  menina farão a dramatização do texto.
Na terceira aula, os alunos irão à sala de leitura pesquisar outros gêneros e autores relacionados ao tema do texto, primeiro beijo. Essa visita será previamente agendada.
Na quarta aula, os alunos produzirão um texto narrativo contando sua experiência sobre o tema e depois em dupla farão a leitura de sua produção ao parceiro. Nessa atividade o professor auxiliar orientará os alunos com dificuldade.
Na quinta aula, o professor fará novamente a leitura do texto e confirmará as hipóteses dos alunos estabelecidas no início da atividade. Fará a inferência local sobre vocabulário e entendimento do texto.
Iniciaremos a sexta aula com a audição da música Beija eu de Marisa Monte. Na sequência os alunos produzirão uma história em quadrinhos baseada no texto “O primeiro beijo” de Antônio Barreto usando a linguagem verbal ou não verbal. Nessa atividade os alunos com dificuldade contarão com o apoio do professor auxiliar.
Visando a interdisciplinaridade o professor combinará com o docente de ciências uma pesquisa na sala de informática sobre as reações que o beijo provoca no corpo humano, o vocabulário técnico que aparece no texto e as doenças transmitidas pelo beijo. Essa pesquisa será feita durante as aulas de ciências.
Como encerramento os alunos apresentarão o trabalho realizado com o professor de ciências em uma data previamente agendada.

Cronograma: O projeto será realizado em seis aulas de Língua Portuguesa, mais o trabalho com o professor de ciências e as apresentações finais.


Apresentação do trabalho

 

Antes da leitura:


                              
Para iniciar a aula, o professor mostrará a imagem da escultura de Canova, Eros e Psiqué e perguntará aos alunos qual é a leitura do texto que eles fazem daquela obra? Se conhecem a história mitológica dos personagens e dará informações sobre ela.
Para ativar o conhecimento de mundo, o professor fará uma antecipação ou predição do suposto assunto do texto, embasado no título, com as seguintes questões abaixo:
1-    O que o título do texto sugere?
2-    Você já viveu esta experiência? Como foi?
3-    Você acha que o beijo de novela, cinema, é verdadeiro?
4-    Você se lembra da primeira vez que beijou alguém?
5-    Você beija seus familiares e amigos?
6-    Qual é o significado do beijo para você?
7-    Você sabe qual é o dia mundial do beijo?

Durante a leitura:
Para iniciar a leitura, o professor fará uma breve explanação da biografia do autor. Depois, a leitura do texto será feita por dois alunos, um menino e uma menina, que dramatizarão a história.
O professor da sala combinará previamente com o professor da sala de leitura, a visita dos alunos para fazerem a leitura de outros contos, poesias, crônicas ou romances relacionados ao primeiro beijo. Depois, os alunos produzirão um texto narrativo contando sobre sua experiência referente ao primeiro beijo ou de como imaginaria que seria esse momento. Para finalizar a atividade, o professor formará duplas e um aluno fará a leitura do próprio texto ao outro.
Depois da dramatização, da ida à sala de leitura, da produção do texto e da leitura do mesmo pelos alunos, o professor fará novamente a leitura do texto original “O primeiro beijo de Antônio Barreto” e fará a checagem de hipóteses ao final da leitura perguntando aos alunos se depois de conhecerem a história original o beijo que eles imaginaram na atividade antes da leitura foi confirmado. Era um beijo de amor, de amizade, de irmão? O professor também fará algumas perguntas visando a inferência local, referente a vocabulários apresentados no texto e saber se o desconhecimento destas palavras interferiram no entendimento do texto.

Depois da leitura:
O professor pedirá aos alunos que produzam uma história em quadrinhos baseada no texto O primeiro beijo de Antônio Barreto usando a linguagem verbal ou não verbal e apresentará a música “Beija eu” de Marisa Monte.
O professor trabalhará a interdisciplinaridade juntamente ao docente de ciências. O tema será a sexualidade e para iniciar eles pesquisarão na sala de informática as reações que o beijo provoca no corpo humano, o vocabulário técnico que aparece no texto e as possíveis doenças que o beijo pode transmitir.
Após a pesquisa os alunos apresentarão o que aprenderam na aula de ciências.

Avaliação: Ela será processual, a cada atividade o professor verificará o desempenho e o trabalho desenvolvido pelo aluno. Essa avaliação será feita em forma de registro.

Grupo 6 - Talita Antipas, Magaly de Almeida e Adriana Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário