sexta-feira, 31 de maio de 2013

No aeroporto- Carlos Drummond de Andrade

PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
COM FOCO EM LEITURA



GÊNERO : Crônica
TEXTO: No aeroporto
AUTOR: Carlos Drummond de Andrade
PÚBLICO  ALVO: Alunos do 9° ano
GRUPO 5: Adriana Gonçalves, Magaly de Almeida, Rosemary Nogueira, Simone Crema, Talita Antipas






LEITURA: FONTE DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E PRAZER


JUSTIFICATIVA

A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior, ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Assim, é importante na escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade. Sendo assim, nesta Situação de Aprendizagem, privilegiaremos a crônica como gênero textual.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é apresentar um texto do gênero crônica para  despertar nos alunos o prazer e o interesse pela leitura deste gênero, ampliando suas habilidades e competências leitoras e escritoras, a fim de que se tornem admiradores e criadores de textos legítimos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ativar o conhecimento de mundo;
  • estimular a leitura;
  • promover a observação escrita e oral do gênero crônica;
  • despertar o interesse pela leitura fruitiva;
  • apresentar as características do gênero;
  • aprender a ler e analisar aspectos diversos na crônica;
  • relacionar diferentes linguagens que abordem o tema;
  • utilizar a tecnologia como recurso didático.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Distinguir as marcas próprias do gênero; estabelecer relações entre o texto literário e os aspectos do contexto social, político e ético; desenvolver estratégias de leitura de texto literário; inferir tese, tema ou assunto principal em um texto; compreender a literatura como sistema social em que se concretizam valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional; desenvolver a percepção de outras linguagens; estimulando assim, a sensibilidade e a apreciação estéticas e/ou afetivas.

ESTRATÉGIA

Aulas interativas, com a participação oral e escrita dos alunos; atividades realizadas em grupo.

AÇÕES

Passo 1 – Atividade de conhecimento de mundo
Antes da leitura, fazer um levantamento do conhecimento prévio sobre o tema, a fim de identificar o que os estudantes conhecem sobre o mesmo. Para tanto, os alunos deverão responder as seguintes questões:
Vocês já estiveram em um aeroporto?
Vocês já viajaram de avião?
O que as pessoas fazem em um aeroporto?
A partir do título “No aeroporto” é possível imaginar o assunto?

Passo 2 – Estrutura e sequência das ideias no gênero crônica
O professor entregará uma cópia do texto “No aeroporto” em fragmentos (com os parágrafos fora da ordem) para cada aluno e pedirá a eles que procurem colocá-los na sequência correta.
Observação: Os dois últimos parágrafos do texto não serão entregues neste momento.

Passo 3 – Levantamento de hipóteses
O professor pedirá aos alunos que façam a leitura e respondam a duas questões:
Suas hipóteses foram confirmadas ao ler a primeira parte do texto? Alguns alunos deverão ler em voz alta, argumentando sobre a sequência organizada por eles.
Que fim vocês imaginariam para esta crônica? Os alunos, em dupla, criação um final para a crônica. Cada dupla deverá ler o desfecho final para a classe.

Passo 4 – Estrutura e sequência das ideias no gênero crônica; definição de finalidades e metas de atividade de leitura.
O professor entregará a última parte do texto, com os dois últimos parágrafos, também fragmentados.
Os alunos deverão colocá-los na sequência correta.
Posteriormente, farão a comparação do desfecho final criado por eles com a versão original. Para finalizar, o professor deverá fazer a leitura completa do texto original.

Passo 5 – Características do gênero e levantamento prévio sobre narrador e personagens
Depois da leitura, o professor discutirá oralmente as seguintes questões:
Que gênero textual pertence o texto? Por quê?
Quantas personagens há no texto?
O narrador escreve em 1ª ou 3ª pessoa? Ele participa como personagem?

Passo 6 – Uso das tecnologias como recurso didático
O professor levará os alunos à sala de informática onde deverão pesquisar a biografia do  autor Carlos Drummond de Andrade.
Por meio do youtube, ouvirão a música “Samba do avião” de Tom Jobim.
Posteriormente, observarão fotos do aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro.




AVALIAÇÃO


A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, de modo a verificar o desempenho, individual e em dupla, de acordo com a participação, o interesse e a aplicação do estudante no cumprimento das atividades de leitura e discussão oral. A produção da versão final da crônica, elaborada por eles, também será objeto de avaliação.  O professor registrará a sequência das aulas e o desempenho dos alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário