PLANO
DE FORMAÇÃO CONTINUADA
COM
FOCO EM LEITURA
GÊNERO : Crônica
TEXTO: No aeroporto
AUTOR: Carlos Drummond de Andrade
PÚBLICO ALVO: Alunos do 9° ano
GRUPO 5: Adriana Gonçalves, Magaly de Almeida, Rosemary
Nogueira, Simone Crema, Talita Antipas
LEITURA: FONTE DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E PRAZER
JUSTIFICATIVA
A leitura é um instrumento valioso para a
apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior, ela amplia e aprimora
o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e
reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências.
Assim, é importante na escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura,
tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que
circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos,
contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade. Sendo assim, nesta
Situação de Aprendizagem, privilegiaremos a crônica como gênero textual.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é apresentar um texto
do gênero crônica para despertar nos
alunos o prazer e o interesse pela leitura deste gênero, ampliando suas
habilidades e competências leitoras e escritoras, a fim de que se tornem
admiradores e criadores de textos legítimos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ativar o
conhecimento de mundo;
- estimular a
leitura;
- promover a
observação escrita e oral do gênero crônica;
- despertar o
interesse pela leitura fruitiva;
- apresentar as
características do gênero;
- aprender a ler e
analisar aspectos diversos na crônica;
- relacionar
diferentes linguagens que abordem o tema;
- utilizar a tecnologia
como recurso didático.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Distinguir as marcas próprias do gênero;
estabelecer relações entre o texto literário e os aspectos do contexto social,
político e ético; desenvolver estratégias de leitura de texto literário;
inferir tese, tema ou assunto principal em um texto; compreender a literatura
como sistema social em que se concretizam valores sociais e humanos
atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional; desenvolver a percepção
de outras linguagens; estimulando assim, a sensibilidade e a apreciação
estéticas e/ou afetivas.
ESTRATÉGIA
Aulas interativas, com a participação oral e
escrita dos alunos; atividades realizadas em grupo.
AÇÕES
Passo 1 – Atividade de conhecimento de mundo
Antes da leitura, fazer
um levantamento do conhecimento prévio sobre o tema, a fim de identificar o que
os estudantes conhecem sobre o mesmo. Para tanto, os alunos deverão responder
as seguintes questões:
Vocês já estiveram em
um aeroporto?
Vocês já viajaram de
avião?
O que as pessoas fazem
em um aeroporto?
A partir do título “No
aeroporto” é possível imaginar o assunto?
Passo 2 – Estrutura e sequência das ideias no
gênero crônica
O professor entregará uma cópia do texto “No
aeroporto” em fragmentos (com os parágrafos fora da ordem) para cada aluno e
pedirá a eles que procurem colocá-los na sequência correta.
Observação: Os dois últimos parágrafos do texto
não serão entregues neste momento.
Passo 3 – Levantamento de hipóteses
O professor pedirá aos alunos que façam a leitura
e respondam a duas questões:
Suas hipóteses foram confirmadas ao ler a
primeira parte do texto? Alguns alunos
deverão ler em voz alta, argumentando sobre a sequência organizada por eles.
Que fim vocês imaginariam para esta crônica? Os alunos, em dupla, criação um final para a
crônica. Cada dupla deverá ler o desfecho final para a classe.
Passo 4 – Estrutura e sequência das ideias no
gênero crônica; definição de finalidades e metas de atividade de leitura.
O professor entregará a última parte do texto,
com os dois últimos parágrafos, também fragmentados.
Os alunos deverão colocá-los na sequência
correta.
Posteriormente, farão a comparação do desfecho
final criado por eles com a versão original. Para finalizar, o professor deverá
fazer a leitura completa do texto original.
Passo 5 – Características do gênero e
levantamento prévio sobre narrador e personagens
Depois da leitura, o professor discutirá
oralmente as seguintes questões:
Que gênero textual pertence o texto? Por quê?
Quantas personagens há no texto?
O narrador escreve em 1ª ou 3ª pessoa? Ele
participa como personagem?
Passo 6 – Uso das tecnologias como recurso
didático
O professor levará os alunos à sala de
informática onde deverão pesquisar a biografia do autor Carlos Drummond de Andrade.
Por meio do youtube, ouvirão a música “Samba do
avião” de Tom Jobim.
Posteriormente, observarão fotos do aeroporto do
Galeão no Rio de Janeiro.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua,
de modo a verificar o desempenho, individual e em dupla, de acordo com a
participação, o interesse e a aplicação do estudante no cumprimento das atividades
de leitura e discussão oral. A produção da versão final da crônica, elaborada
por eles, também será objeto de avaliação. O professor registrará a sequência das aulas e
o desempenho dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário