sexta-feira, 31 de maio de 2013

Meu primeiro beijo- Antônio Barreto

Grupo 6- Talita Antipas, Magaly de Almeida e Adriana Gonçalves

Texto: Meu primeiro beijo- Antônio Barreto

9º ano- Estas atividades foram pensadas para atingir a todos os alunos, com dificuldades ou não.

Antes da leitura:


Para iniciar a aula, o professor mostrará a imagem da escultura de Canova,  Eros e Psiqué e perguntará aos alunos qual é a leitura do texto que eles fazem daquela obra? Se conhecem a história mitológica dos personagens e dará informações sobre ela.
Para ativar o conhecimento de mundo, o professor fará uma antecipação ou predição do suposto assunto do texto, embasado no título, com as seguintes questões abaixo:
1-    O que o título do texto sugere?
2-    Você já viveu esta experiência? Como foi?
3-    Você acha que o beijo de novela, cinema, é verdadeiro?
4-    Você se lembra da primeira vez que beijou alguém?
5-    Você beija seus familiares e amigos?
6-    Qual é o significado do beijo para você?
7-    Você sabe qual é o dia mundial do beijo?

Durante a leitura:
Para iniciar a leitura, o professor fará uma breve explanação da biografia do autor. Depois, a leitura do texto será feita por dois alunos, um menino e uma menina, que dramatizarão a história.
O professor da sala combinará previamente com o professor da sala de leitura, a visita dos alunos para fazerem a leitura de outros contos, poesias, crônicas ou romances relacionados ao primeiro beijo. Depois, os alunos produzirão um texto narrativo contando sobre sua experiência referente ao primeiro beijo ou de como imaginaria que seria esse momento. Para finalizar a atividade, o professor formará duplas e um aluno fará a leitura do próprio texto ao outro.
Depois da dramatização, da ida à sala de leitura, da produção do texto e da leitura do mesmo pelos alunos, o professor fará novamente a leitura do texto original “ O primeiro beijo de Antônio Barreto” e fará a checagem de hipóteses ao final da leitura perguntando aos alunos se depois de conhecerem a história original o beijo que eles imaginaram na atividade antes da leitura foi confirmado. Era um beijo de amor, de amizade, de irmão? O professor também fará algumas perguntas visando a inferência local, referente a vocabulários apresentados no texto e saber se o desconhecimento destas palavras interferiram no entendimento do texto.

Depois da leitura:
O professor pedirá aos alunos que produzam uma história em quadrinhos baseada no texto O primeiro beijo de Antônio Barreto usando a linguagem verbal ou não verbal.
O professor trabalhará a interdisciplinaridade juntamente ao docente de ciências. O tema será a sexualidade e para iniciar eles pesquisarão na sala de informática as reações que o beijo provoca no corpo humano, o vocabulário técnico que aparece no texto e as possíveis doenças que o beijo pode transmitir.

Para finalizar o trabalho, os alunos ouvirão a música Beija eu da Marisa Monte e conhecerão um pouco mais da música popular brasileira. Meu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário